Dos componentes eletrônicos que vêm sendo lançados para protótipos e para o exercício da robótica, o arduino nano se destaca pela junção entre praticidade e efetividade.
A peça é pequena no tamanho, mas grande nas vantagens e nas funções que oferece. Hoje conheceremos mais sobre essa placa de prototipagem, um item quase que indispensável para o programador moderno que quer realizar projetos de robótica mais arrojados.
Conheça o arduino nano e todas as vantagens que ele oferece para seus projetos em nosso artigo!
Conhecendo o arduino nano
O arduino nano, como o nome deixa implícito, é um modelo da placa arduino — famosa protoboard — menor do que a placa padrão.
No entanto, suas diferenças não alteram o seu desempenho. Ele ainda é uma protoboard com todos os seus recursos e até mesmo com novas funções.
Toda protoboard, assim como o nosso arduino, são placas dedicadas ao uso na robótica, em especial para protótipos. Essas placas funcionam como uma versão simplificada do que poderia ser uma placa definitiva para um projeto desenvolvido.
No entanto, em fase de testes ou criações, as placas arduino são utilizadas por serem fáceis de instalar, programar e até mesmo de desmontar e remontar caso seja a vontade do criador.
Não há objeto que tenha democratizado mais a robótica do que as placas arduino, portanto é necessário conhecer todas suas variações. O arduino nano, por exemplo, é uma versão menor da placa que a faz ideal para projetos menores, que não tem muito espaço interno.
Assim, programadores podem criar protótipos minúsculos com essa pequena plaquinha. Mas ainda assim, muito funcionais.
Programando o arduino nano com old bootloader
O arduino nano pode ser programado com uma ferramenta chamada old bootloader. Um programa que manipula os dados do arduino para que ele funcione conforme a vontade do programador.
É um programa muito útil e fácil de ser manipulado, assim como todos os programadores de arduino. Conheça o passo a passo de como aplicar em seu projeto:
● Abra o menu “ferramentas” no aplicativo e busque a opção “Placa arduino nano”;
● Selecione o “processador” ATMega 328P;
● Selecione a comunicação que o arduino está utilizando com a máquina;
● Prontinho! Agora só programar com os códigos do arduino e utilizar a peça.
Viu porque esse componente eletrônico é tão famoso? Além de útil, é muito fácil de ser utilizado, programado e instalado.
Fazendo um oxímetro com arduino
Você sabia que é possível criar um oxímetro com arduino? Oxímetros são dispositivos eletrônicos que monitoram batimentos cardíacos.
Para criar um com arduino basta ter um sensor MAX30100, capaz de sentir os batimentos do coração, configurar o hardware do sensor e então instalá-lo no arduino programado com o old bootloader.
Esse é um dos projetos que podem ser criados com auxílio do arduino. Mas certamente há outros e a única limitação para todos é a sua imaginação.
Trabalhando com arduino
Trabalhar com arduino não é só fácil, mas acessível. Na Eletrogate você tem acesso a esse e outros componentes eletrônicos para utilizar em seus protótipos. Se você ama robótica, não deixe de acessar o site e adquirir os produtos eletrônicos que podem dar origem a projetos incríveis de robótica!
7 dicas para criar com arduino
Conheça agora 7 protótipos incríveis em que você pode utilizar o arduino nano e outra protoboard. Confira!
● Sensor automático de umidade do ar;
● Fita LED que reage a som;
● Mão robótica de arduino;
● Robô que desenha sozinho;
● Avião de controle remoto de arduino;
● Caleidoscópio eletrônico;
● Sistema de alarme personalizado.
Esses e muitos outros projetos podem ser criados com um arduino de sua preferência. Dê vazão para sua imaginação e aposte na robótica para criar os projetos mais incríveis!
Deixe um comentário